Quantas vezes devo dar banho ao meu cão?




Ao contrário dos gatos, se são conhecidos pelos seus longos banhos à base de lambidelas, os cães precisam de tomar banho com regularidade. No Verão, é até uma maneira de os ajudar a refrescar e a sentir-se melhor. Mas com que frequência deve dar banho ao seu cão?


Se der banho ao cão, está a alterar o pH da pele.


MITO. Os banhos só vão alterar o pH da pele do cão se forem em excesso ou se usar produtos inadequados, como shampoos e banho para humanos. Pelo contrário, os cães precisam de tomar banho precisamente por uma questão de saúde! No seu habitat natural, os cães também “tomariam banho” em charcos de água. Não é por acaso que podem “nadar”!


O cão pode ficar com problemas nos ouvidos por causa do banho.


MITO. Dar banho ao cão causa otites ou problemas nos ouvidos? É outro mito. Se for cuidadoso, não entra água para dentro dos ouvidos do seu cão e não vai ter qualquer problema com “otites”, “constipações” e outras doenças semelhantes.


Deve dar banho ao cão uma vez por mês.


PARCIALMENTE VERDADE. Os cães de pêlo comprido devem tomar banho pelo menos uma vez por mês durante todo o ano. No Verão, até podem tomar banho mais frequência, especialmente durante as vagas de calor (tente, pelo menos, refrescar as patinhas).


No entanto, os cães de pêlo mais curto não precisam de tomar banho com a mesma frequência. Um cão de pêlo médio pode tomar banho uma vez a cada 4-6 semanas, enquanto os cães de pêlo curto só precisam de tomar banho a cada 6-8 semanas, ou de 2 em 2 meses.

Pode dar banho ao seu cão com o seu shampoo ou com mesmo shampoo que usa para o gato.


MITO. Como já explicámos acima, é importante que use um shampoo adequado para lavar o seu cão, para não alterar o pH da pele nem ter reacções adversas. Os shampoos para humanos não são recomendados, e muitos shampoos para gatos também não. Verifique sempre as indicações na embalagem e procure um shampoo específico para cães.


Se não sabe como dar banho ao cão, ou se não quer estar a comprar shampoo de propósito, procure um spa para cães, com serviço de banhos e tosquias, para que um profissional trate o seu melhor amigo com todo o carinho.

Comentários

Mensagens populares