Como fazer férias com o seu cão e protegê-lo do calor

Jf Brou

Levar o seu melhor amigo de quatro patas de férias com toda a família pode ser uma aventura inesquecível. Mas se vai fazer férias em plena onda de calor, também é importante aprender a cuidar do seu cão com o calor. Isto porque os cães, tal como nós, sentem calor e podem ter problemas de saúde nesta época do ano. 

1. Água, água, água


Sabe quando a nutricionista nos manda beber água para aguentar os dias de maior calor e evitar a desidratação? Com os animais, passa-se o mesmo. Tenha sempre água fresca para o seu cão — se necessário, troque várias vezes ao dia. 

2. Comida ao final do dia e comida húmida


Outro truque para ajudar o seu cão com o calor é dar a comida ao final do dia, quando a temperatura desce e a digestão é mais fácil. Além disso, para que aumente o consumo de água, pode optar por comida húmida nos dias mais quentes.

3. Tosquias


Os cães de pêlo comprido são os que mais sofrem com o calor. Por isso, uma maneira de os aliviar é fazer a tosquia do pêlo durante o Verão. Procure spas caninos e lojas com banhos e tosquias para animais na sua zona.

4. Nunca deixe o cão sozinho no carro


As temperaturas dentro do carro sobem facilmente e estará a pôr em risco a vida do seu cão. Nunca o deixe fechado no carro por mais de 20 minutos e, se tiver de o fazer, procure sempre a sombra. Deixe sempre água! Se vai deixar o seu cão ou gato em casa, explique ao dog sitter ou cat sitter o que fazer.

5. Cuidado com os acessórios


As trelas, a coleira e o açaime (obrigatório nos transportes públicos) podem ser muito incómodos para o seu cão durante o verão. Não é use nenhum material que fique "a queimar" quando toca, escolha tecidos leves para a coleira e não use açaimes totalmente fechados, que não o deixam respirar.

Comentários

Mensagens populares