Fechado em casa com um cão desobediente? Aprenda a treiná-lo!

A quarentena está a levar-nos a todos ao limite. Estar fechado em casa é um desafio – e ainda mais se estiver preso em casa com um cão desobediente. Mas não desespere! Agora que tem tempo livre, também pode aproveitar para aprender e treinar o seu cão.


Treinar um cão exige estímulos e recompensas


Treinar um cão depende sempre de estabelecer estímulos positivos e recompensas. Ou seja, o objectivo é que o seu companheiro de quatro patas associe determinados comportamentos a algo positivo. Para isso, pode usar “snacks”, guloseimas ou festinhas. E claro, retirar esses “privilégios” sempre que tem um comportamento indesejável. Ao fim de algum tempo, os animais começam a fazer naturalmente essas associações e vão abandonando os comportamentos que os prejudicam.

No entanto, alguns animais mais indisciplinados são mais difíceis de treinar. Alguns precisam de muitas repetições e outros só conseguem aprender os comandos mais básicos. Se quer treinar o seu cão para fazer alguns “truques” (como “senta” ou “busca”), pode exigir um pouco mais de esforço do que simplesmente oferecer uma recompensa. Nesse caso, a nossa recomendação é experimentar aulas privadas online com um treinador de cães que lhe pode explicar tudo em detalhe.


Mantenha o seu cão relaxado


Tão importante como treinar o seu cão é manter o seu cão relaxado. Os animais são muito sensíveis e podem pressentir alterações no dia-a-dia e no humor dos seus donos. Por isso, é importante manter o cão relaxado e tentar manter uma rotina habitual. Tente fazer-lhe companhia e passeá-lo todos os dias. Tenha cuidado a limpar-lhe as patas ao voltar do passeio, nem que para isso tenha de lhe oferecer uma recompensa.

Comentários

Mensagens populares