O cão...

O cão é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal doméstico. Teorias postulam que surgiu da domesticação do lobo cinzento asiático pelos povos daquele continente há cerca de 100.000 anos.

O cão é um animal social que na maioria das vezes aceita seu dono como o “chefe da matilha” e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano, possui excelente olfato e audição, é bom caçador e um corredor vigoroso, é omnívoro, é inteligente, relativamente dócil e obediente ao ser humano, com boa capacidade de aprendizado.

O cão pode ser adestrado para executar grande número de tarefas úteis ao homem, como cão de caça; pastorear rebanhos; como cão de guarda para vigiar propriedades ou proteger pessoas; farejar diversas coisas; resgatar afogados ou soterrados; guiar cegos; puxar pequenos trenós e como cão de companhia. Esses são os motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do homem". De facto, não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a do homem-cão.

Comentários

Mensagens populares