Pet sitting: cuidados essenciais para seu animal
Muitas vezes, quando viajamos, não é possível levar o nosso amigo de quatro patas. É aqui que entram os serviços de pet sitting. O pet sitting proporciona uma solução prática e confortável para si e para o seu animal. Ao contrário do que acontece num hotel para cães, o seu companheiro fica no ambiente em que se sente mais seguro: a sua própria casa.
Porquê escolher o Pet Sitting?
Quando vamos de férias, as nossas gatas ficam sempre com uma pet sitter. Há muita gente que me pergunta porquê. Muitas nem põem a hipótese de deixar a chave de casa a um desconhecido. No entanto, o pet sitting tem várias vantagens em relação aos hotéis para cães – e tenho a certeza que a minha pet sitter é de confiança. E tenho a certeza que encontram mais serviços de pet sitting no Porto de confiança aqui.
A principal vantagem de escolher o pet sitter é evitar mudanças bruscas de ambiente. Ao manter os animais no espaço que já conhecem e sentem confortáveis, evitamos que se stressem. Isto é especialmente importante no caso dos gatos, que são muito sensíveis a qualquer mudança de rotina, mas não só. Os cães mais idosos também podem não achar grande piada a ficar num hotel cheio de cães ruidosos e com muita energia.
Outra vantagem é a atenção que os pet sitters dão aos animais. Normalmente, cada visita tem a duração de uma hora e é totalmente dedicada ao seu animal de estimação. Assim sendo, não tenho qualquer dúvida que os cães e o gatos têm mais atenção com o pet sitting do que numa estadia num hotel para cães ou numa clínica. E nossa gata, habituada a ser a rainha da casa, é carente!
Que cuidados inclui o pet sitting?
Alimentação e água: a nossa pet sitter vem a nossa casa duas vezes por dia para dar comida e bebida (a maioria dos pet sitters só vai uma vez, mas nós preferimos assim e pagamos a visita extra). Assim, as nossas gatas mantêm a rotina de comer húmida ao pequeno almoço e depois ficam com comida seca “à fartazana” durante a noite.
Medicação: a nossa pet sitter tem formação como auxiliar de veterinária e acredito que mais pet sitters tenham a mesma formação. Por isso, consegue dar comprimidos até à nossa gatinha mais chatinha, que não se deixa enganar nem com a pasta de malte. Da última vez que ficou com elas, também recomendou um suplemento de óleo de salmão para o pêlo.
Vídeo: da única vez que a nossa gata ficou num hotel para animais (que na realidade é uma clínica), tínhamos de telefonar a pedir novidades. Não gostei nada e, como se vê, foi a primeira e única vez. A pet sitter envia-nos fotos e vídeos todos os dias, por isso conseguimos ver se as gatas estão a ter um comportamento normal, quanto comeram e se parecem relaxadas ou tensas.
Passeios: no caso dos cães, o pet sitting tem forçosamente que inclui alguns passeios fora de casa. Os passeios são essenciais para manter o bem estar dos cães e fazerem as necessidades. Um pet sitter atento sabe ajustar a intensidade do passeio à idade e ao ritmo do cão, além de ver se está bem disposto e hidratado, por exemplo.
Rotina: uma coisa que aflige sempre ao deixar animais em hotéis para cães é que se confundam com a ração, por exemplo. (Pareceu-me que aconteceu com a nossa gata, porque nunca encontraram a pasta de malta que tínhamos deixado lá.) Contratando um pet sitter, tenho a certeza que não há confusão com o tipo de ração e com as gamelas.
Brincadeiras: as brincadeiras também não podiam ficar de fora, não é? A nossa pet sitter brinca sempre com as gatas para as estimular, e elas não se fazem rogadas ao ratinho depois de terem a sua dose de festinhas diárias. No caso dos cães, acredito que seja ainda mais importante. Se não tem tempo para brincar e passear com o seu cão, pode procurar aqui quem possa passear com cães em Lisboa.
Limpeza: para os gatos, a visita da pet sitter inclui a limpeza da caixa de areia e da praia que as nossas gatas deixam sempre à volta (sim, parece o Porto Santo). Cada gata tem a sua caixa, e as madames não gostam de fazer em qualquer sítio que não esteja limpo e imaculado. Embora seja menos importante, também nos limpa as gamelas de comida.
Concluindo, o pet sitting garante o bem-estar do seu animal, especialmente quando se trata de animais idosos, doentes ou resmungões que não gostam de mudar de ambiente. Ao optar pelo pet sitter, o seu animal de estimação não vai sentir o “abandono” e continua a sentir-se seguro e amado.
Comentários