Com que regularidade devemos fazer desparasitação interna?




A maioria das pessoas faz a desparasitação externa dos animais com as famosas pipetas para as pulgas, as carraças e outros parasitas. No entanto, também podem existir parasitas no sistema digestivo do animal, nomeadamente no intestino.


Quando o seu animal tem muitos parasitas, é possível que sejam visíveis nas fezes. Contudo, isso só acontece em estágios mais avançados. Por isso, é melhor ter uma abordagem preventiva e desparasitar o seu animal de estimação com regularidade.


A desparasitação interna faz-se com um único comprimido. Alguns animais não gostam de tomar o comprido, pelo que poderá ter de forçar o animal a engolir. Os parasitas começam a morrer algumas horas depois e, ao fim de alguns dias, já deve notar melhorias. Se o problema persistir, procure veterinários no Porto ou veterinários em Lisboa para experimentar outro desparasitante.


O ideal é desparasitar o seu cão ou gato interna e externamente sempre ao mesmo tempo. Assim, garante que nunca se esquece!


Agora, a regularidade com que faz esta desparasitação depende da idade do animal. No caso dos cães, a primeira desparasitação deve ser aos 15 dias de vida. Depois, deve repetir a desparasitação de 15 em 15 dias até aos 3 meses de idade. Entre os 3 e os 6 meses de idade, deve fazer a desparasitação todos os meses.


Durante a idade adulta, deve consultar um veterinário quanto à frequência da desparasitação. No caso dos cães que saem de casa e vão a creches caninas, é recomendável fazer a desparasitação interna a cada 3 meses. No caso dos gatos, que raramente saem de casa, deve fazer a desparasitação a cada 6 meses.


De resto, só uma pequena nota: lembre-se que, ao contrário das pipetas, o desparasitante interno não tem nenhum efeito residual. Por isso, se o seu cão ou gato tiver partilhado casa de banho com outros animais, precisa de fazer a desparasitação de novo.

Comentários

Mensagens populares