Tem animais? Conheça as plantas tóxicas para animais com que deve ter cuidado


Sabia que há plantas que são tóxicas para cães e gatos? Se tem animais em casa, fique a saber as plantas que não deve ter no seu quintal ou dentro de casa.


Muitas plantas que atraem os animais pelo seu cheiro são tóxicas quando as mastigam. Isso causa uma intoxicação alimentar que pode causar problemas graves e que é uma emergência veterinária. Não espere mais tempo e procure veterinários no Porto e veterinários em Lisboa.


Outro problema é que muitas dessas plantas são absolutamente comuns e nunca nos passaria pela cabeça que são tóxicas! Por isso, deixamos aqui uma lista de plantas tóxicas para os animais com que deve ter cuidado:

Plantas e flores tóxicas para cães e gatos

  • antúrio: todas as partes da planta são tóxicas. Provoca salivação, inchaço na boca e na língua, paralisia da língua, diarréias e vómito.
  • azáleas: podem provocar alterações no ritmo cardíaco e na pressão arterial, assim como tremores e convulsões. Em caso extremo, a influencia com o ritmo cardíaco pode levar à morte do animal.
  • costela de adão: apesar do frito ser comestível, o problema está nas folhas, que causam irritação nas mucosas (olhos, boca).
  • espada de São Jorge: causa salivação, dificuldade na locomoção e causa mau-estar, mas não tem consequências muito graves.
  • flor do natal: as plantas vermelhas que vemos no Natal, assim como azevinho, são tóxicos para os animais e extremamente venenosas.
  • jarros: uma das plantas que mais vemos nos jardins dos portugueses e que são péssimas para os animais. O contacto com os olhos, por exemplo, é o suficiente para provocar edema e lacrimejamento.
  • violetas: são extremamente tóxicas. Consumir violetas, tão comuns em canteiros, pode causa gastrite severa, quebra de pressão arterial, alterações na frequência respiratória e vómitos.
  • lírios: que mal pode fazer um lírio? Bastante. Os lírios provocam irritação nos olhos e na boca, pele avermelhada, dificuldade em engolir e até alucinações nos animais.tulipas: os bolbos das tulipas, mais do que a flor, podem causas vómitos e diarreias nos gatos.


Comentários

Mensagens populares