Responsabilidades Básicas com o seu cão

Quando decidir ter um cão como animal de companhia, pondere todas as questões inerentes à qualidade de vida e disciplina do seu animal.

1. Escolha um veterinário que acompanhe o seu cão logo desde os primeiros dias.

2. Tenha em atenção se lhe aplicam todas as vacinas necessárias. Defina com o veterinário o plano de vacinação adequado ao cão.

3. Ensine o seu cão para que responda aos comandos básicos. Deste modo terá sempre o controlo podendo proteger o cão de perigos exteriores.

4. Crie hábitos de alimentação rígidos quer em quantidade e qualidade, quer em periodicidade diária das refeições.

5. Mantenha o seu cão em segurança, não o deixe fugir para a rua onde existem perigos para os quais não se saberá defender e proteger.


6. Não deixe o seu cão à solta livremente em locais onde existam crianças a brincar. Uma vez que ambos não sabem medir os perigos da relação, facilmente surgem conflitos perigosos.

7. Mantenha o seu cão num clima de tranquilidade. Muita agitação provoca alto stress ao animal conduzindo a um comportamento desviante.

8. Proporcione ao seu cão um local que seja só dele onde possa dormir descansado longe da habitual e atarefada rotina diária do lar.

9. Mantenha o seu cão limpo e consulte periodicamente o médico veterinário.

10. Dedique alguns minutos diários para observar o seu cão. Tente descobrir se este tem algum comportamento ou aparência fora do normal. Através da observação atenta pode descobrir indícios de alguma doença ou maleita, podendo intervir antecipadamente.

Comentários

Mensagens populares