Treino de Cães: Dicas para a Educação

Notas extraídas do Livro "The Dog Listener" de Jan Fennell

A ideia básica da metodologia apresentada no livro é a de o dono se impor aos olhos do cão como lider. O dono deve parecer-lhe comportar-se como o cão (ou lobo) líder da alcateia.

Comportamentos a Assumir:

- O lider é quem comanda a caçada. Para o cão cada passeio é uma caçada e o líder é quem deve decidir a sua direcção. Esta é uma regra difícil de seguir. Recomenda-se que o cão em aprendizagem esteja com uma trela e, de cada vez que ele puxar (porque viu um gato, um amigo ou porque quer ir à frente), o dono deve parar instantâneamente e ficar quieto até que o cão olhe para o dono. Só quando o cão estabelecer contacto visual é que o dono deve continuar o passeio.


- Em situações novas é o líder que decide o que se faz. O cão deve ser ignorado de cada vez que toma uma iniciativa que não é claramente aprovada pelo dono. Ralhar ou bater não faz sentido, só serve para confundir o cão e para o tornar violento. A indicação mais clara que se pode dar a um cão de que um comportamento não é aceitável é ignorar completamente e virar as costas.


Comentários

Mensagens populares